Capítulo 138: O Cadáver de Cabelos Brancos

Limite do Crepúsculo Velho Demônio da Montanha Negra 3749 palavras 2026-04-01 15:38:15

Embora o que Hu Ma dissesse parecesse absurdo e cada vez mais aterrorizante, o Velho Zhao trocou olhares com as pessoas ao redor e, tomando uma decisão firme, acabou concordando.

Quanto mais o tempo passava, mais a seca na aldeia se prolongava, e receava-se que uma grande fome estivesse prestes a eclodir...

Não só concordaram, mas, vendo que Hu Ma não estava apenas fingindo como os mestres anteriores, mas havia investigado seriamente durante um dia inteiro, acabaram nutrindo certa confiança nele. Tomando uma firme resolução, aceitaram a proposta. Os quinhentos taéis mencionados por Zhou Datong estavam fora de cogitação, pois não podiam pagar; contudo, se o serviço fosse concluído com sucesso, os duzentos taéis de ouro oferecidos inicialmente, arrecadados em conjunto por várias aldeias para que os mercadores ambulantes os divulgassem, seriam entregues.

— Se for assim, então estou disposto a arriscar o meu investimento...

Pensando nisso, Hu Ma retornou primeiro à aldeia e instruiu minuciosamente os moradores sobre o que deviam fazer.

Além disso, mandou que o Velho Zhao organizasse equipes para inspecionar casa por casa: quem tivesse animais de criação, que os tratasse bem; quem não os tivesse, que pedisse emprestado dois animais aos vizinhos para cuidar. Em suma, além de pessoas, deveria haver outras criaturas vivas em cada casa.

A cal na soleira da porta devia ser espalhada de maneira uniforme, a porta da casa precisava estar bem consertada e o limiar devia ser o mais alto possível.

Se o limiar da casa estivesse realmente em ruínas, era para cortar um galho grosso de árvore — tendo a altura do joelho de uma pessoa como padrão — e colocá-lo transversalmente em frente à porta.

Entre correrias e afazeres, quando terminaram tudo, já havia anoitecido. Hu Ma pediu então que o Velho Zhao e os outros descansassem, enquanto ele próprio, levando Zhou Datong e mais alguns empregados, foi para o exterior. Primeiro, ordenou que matassem as galinhas e patos que o Velho Zhao e a aldeia haviam reunido, colhendo o sangue num balde grande.

Em seguida, tomando uma firme resolução, retirou do interior de suas vestes um pequeno frasco de porcelana, dentro do qual havia uma pílula de carne e sangue.

Esta pílula de carne e sangue era uma recompensa concedida anteriormente pela Sociedade da Lâmpada Vermelha, um item que podia suportar a luz do dia.

Por menor que fosse, aquela pílula valia três taéis de ouro; convertida em prata, equivalia a trinta taéis.

Ao recorrer a este método, ele também estava fazendo um sacrifício considerável.

Hu Ma teve de se preparar psicologicamente antes de despejar a pílula de carne e sangue na palma da mão. Um aroma denso de sangue invadiu o ar instantaneamente. Do tamanho de um olho de dragão, fresca e suculenta, aquela aura de sangue podia ser sentida a favor do vento a dez li de distância. Não muito longe, sob o beiral, a pequena Hongtang sobressaltou a cabeça imediatamente.

— Pequena Hongtang, venha cá...

Hu Ma acenou para a pequena Hongtang, que correu obediente até ele.

Primeiro, Hu Ma espremeu o suco de dentro da pílula de carne e sangue, fazendo-o cair dentro do balde de sangue, e deu o restante da carne à pequena Hongtang.

Para resolver a seca naquela aldeia, ele havia usado uma pílula de carne e sangue... ou melhor, o suco dela. Não era um sacrifício de peso?

Vendo os olhos da pequena Hongtang brilharem de excitação, o humor de Hu Ma também melhorou.

— Coma!

Não era doloroso dar aquilo à pequena Hongtang; afinal, no futuro, a sua técnica de espada voadora dependeria dela!

Feito isso, Hu Ma pediu a Zhou Datong que trouxesse um frasco de vinho.

Era também uma recompensa anterior da Sociedade da Lâmpada Vermelha: um frasco de vinho de sangue, que continha o odor do Taisui infundido na bebida, tornando a energia vital e o sangue ainda mais intensos e fortes. Ele despejou diretamente pouco menos da metade do frasco, pediu a Zhou Datong que selasse bem a boca do recipiente e guardasse o resto.

Terminados os preparativos, ordenou que, antes que a noite caísse por completo, espalhassem aquele sangue ao redor da aldeia.

Os empregados não compreendiam muito bem, mas obedeceram às ordens. Cada um pegou um balde, apressou-se em espalhar o conteúdo e retornou correndo.

Ao concluírem essa tarefa, a noite já estava completamente negra, e Hu Ma e seu grupo regressaram à residência do Velho Zhao.

Como de costume, o Velho Zhao havia preparado uma mesa com iguarias e vinho, mas o ambiente não estava tão descontraído quanto na noite anterior. Todos, incluindo Zhou Datong e os outros, sentiam o coração pesado e mal ousavam falar alto durante a refeição.

Na aldeia inteira, ninguém se atrevia a pôr o pé na rua, nem sequer a acender luzes; assim que a noite caía, apressavam os familiares para que fossem dormir logo.

— Uuu... —

Não se sabe quanto tempo havia passado, quando uma lufada de vento sombrio soprou pelos arredores da aldeia, misturada com lamentos que lembravam chantos de fantasmas e uivos de lobos.

O Velho Zhao também não dormira e, vigiando ao lado de Hu Ma, ouvia tudo com o rosto pálido.

— Não se preocupe, logo vai sossegar.

Contudo, Hu Ma balançou a cabeça para ele, indicando que continuasse a beber e não temesse. O sangue que mandara espalhar pela aldeia era de excelente qualidade e certamente atrairia alguns espectros malignos.

No entanto, como só o havia espalhado fora da propriedade e a quantidade não era excessiva, o odor logo se dissiparia. As entidades atraídas não entrariam na aldeia; apenas vagueariam pelos arredores por algum tempo e depois retornariam aos seus devidos lugares.

E assim foi. Em menos de meia hora, os arredores da aldeia voltaram a silenciar.

Mais do que isso, era um silêncio anormal, uma quietude sepulcral, onde nem mesmo as mulas e os cavalos da aldeia davam o menor sinal de vida.

— Deve ser em breve.

Hu Ma aguardava em silêncio. Por volta da meia-noite, todos já se encontravam exaustos, mas mantinham-se firmes, fazendo companhia a Hu Ma na vigília.

— Ai, minha mãe do céu... —

Foi justamente quando todos sentiam o espírito entorpecido e quase caindo no sono que, de repente, ouviram um grito estridente e aterrorizado ecoar a uma curta distância da mansão dos Zhao.

Na noite silenciosa, aquele som era a expressão pura de pavor, carregado de prantos, fazendo gelar o sangue de todos os presentes.

— Chaa! —

Zhou Datong e os outros sobressaltaram-se num espasmo, pularam de pé e empunharam as lâminas.

O Velho Zhao, que lutava contra o sono, ficou tão aterrorizado que quase desabou de cabeça para baixo. Com o rosto branco como papel, olhou trêmulo para Hu Ma.

Diferente do choro de fantasmas e uivos de divindades de instantes atrás, aquele grito era nitidamente emitido por uma pessoa. Além disso, o vento lúgubre de antes soara distante, confinado aos limites exteriores da aldeia.

O grito atual, porém, vinha de dentro da aldeia, parecendo ter partido de casas situadas a poucas portas dali.

No ar, a temperatura caíra sabe-se lá quando; uma fina camada de gordura cobria vagamente os pratos na mesa, e a lamparina a óleo parecia minguar progressivamente, apesar da ausência de vento, restando-lhe apenas o tamanho de um grão de feijão.

Pelos braços de todos brotavam arrepios semelhantes a espinhos, e ninguém ousava respirar fundo.

— Não entrem em pânico, continuem bebendo — disse Hu Ma em voz baixa. — Esperem até o amanhecer para ver. Quando clarear, tudo fará sentido.

Ao ouvirem que não precisavam sair, Zhou Datong e os outros entreolharam-se, sentindo um breve alívio, mas nenhum deles ousava descuidar-se ou tinha apetite para comer ou beber, suportando a custo a espera. Quando finalmente soou o cantar de um galo ao longe, anunciando a quarta vigília da noite, Hu Ma levantou-se e declarou:

— Vamos!

Aproximando-se o amanhecer e sem pregar o olho a noite toda, todos se animaram apressadamente e acenderam lanternas.

Até mesmo o Velho Zhao esforçou-se por acompanhá-los, seguindo em direção ao local de onde proviera o grito agonizante da noite anterior.

No caminho, ao vê-los passar, portas começaram a abrir-se intermitentemente e moradores juntaram-se ao grupo. Pelos indícios, poucos naquela aldeia tinham conseguido dormir na véspera; todos estiveram atentos aos ruídos e, assim que Hu Ma e os seus vieram à luz, acorreram para ajudar.

Aos poucos, reuniu-se uma multidão de dezenas de homens robustos que, juntos, chegaram à extremidade oeste da aldeia, onde puderam ouvir o pranto trêmulo e aterrorizado de alguém no interior de uma casa.

— Espalhem-se todos e fiquem do lado de fora, tomem cuidado para não pisar na cal da entrada — alertou Hu Ma em voz alta.

Ele próprio saltou por cima da cal e olhou para o interior.

Constatou então que uma ovelha daquela família havia perecido; a cabeça do animal fora quase arrancada, o ventre rasgado, e metade das vísceras já faltava, sendo ainda visíveis as marcas de garras e dentes.

Uma mulher de aparência medianamente atraída abraçava uma criança, encolhida e choramingando no umbral da porta.

O marido dela, empunhando uma enxada e com o corpo a tremer incessantemente, desferiu um golpe de cima para baixo assim que viu a porta abrir:

— Eu acabo com você...

— Olhe bem antes de agir — disse Hu Ma, estendendo a mão para segurar a enxada e arrancando-a do seu aperto. Franzindo a testa, perguntou: — Aquele ser veio à meia-noite?

— V... veio... —

O homem, confuso e incapaz de distinguir as pessoas, recuou encolhido sob o olhar severo de Hu Ma, gaguejando:

— É... é muito aterrorizante...

— No corpo, no corpo cresceram pelos brancos, e os olhos... os olhos parecem ovos vermelhos. Caminhar... ele não caminha, apenas saltita. Assim que entrou, mato... matou a ovelha...

— Antes de ir embora, antes de ir embora ele ainda se curvou diante da casa... Eu tenho medo, muito medo de que ele invada...

— Encontramos.

Ouvindo aquilo, Hu Ma soltou um suspiro de alívio e, sorrindo, fez um gesto com a mão.

Tendo a certeza de que se tratava daquela criatura, o seu dinheiro estava garantido.

Aquele jiangshi (ou zumbi) era um cadáver sepultado cujo término do ciclo gerara alterações devido a um feng shui inadequado ou rancores acumulados. Uma vez iniciado o processo de formação, a região sofria com uma seca severa, embora ainda não tivesse atingido o seu ápice; porém, ao atingi-lo, a criatura romperia a sepultura e emergiria.

E ao emergir, feria primeiro aqueles ligados por laços de carinho ou inimizade kármica, dirigindo-se primeiramente à residência de seus parentes mais próximos: na primeira noite, devorava os animais de criação da casa e, na segunda, consumia seres humanos.

O uso da isca de sangue por parte de Hu Ma servira precisamente para atiçar a ferocidade da criatura, forçando-a a romper a terra antes do tempo.

Como ela não feria seres humanos na primeira noite, bastava que a casa tivesse animais de criação para que as pessoas ficassem a salvo. Vendo de qual família o animal morrera naquela noite, saberia em qual residência ocorrera o incidente, bastando seguir o rasto para localizar a tumba.

Além disso, para garantir a segurança, ele exigira que espalhassem cal em frente a todas as portas.

Ao raiar do dia, bastaria seguir os rastros da cal para descobrir o local do sepultamento, desenterrá-lo e expô-lo à luz do sol para resolver o problema.

No entanto, contra todas as expectativas, mal Hu Ma começara a relaxar, os vizinhos que os acompanhavam já haviam começado a murmurar entre si:

— É a casa da velha família Wei? Mas que estranho, a família Wei não enterrou ninguém nestes últimos anos, os pais deles não morreram há mais de dez anos?

— Hum? —

Ao escutar os comentários, Hu Ma achou a situação estranha e, virando-se de repente, deparou-se com o olhar furtivo do dono da casa que, ao cruzar com o seu, abaixou imediatamente a cabeça.

Sentindo que algo não cheirava bem, olhou para a entrada e franziu o cenho com irritação.

Quando chegara pouco antes, ainda era madrugada e os detalhes escapavam à vista; agora, com o dia clareando gradualmente, tornava-se tudo nítido.

As portas daquela casa estavam quebradas, o que indicava que não haviam sido abertas conforme ele ordenara na véspera.

O mais grave é que ele havia instruído explicitamente para que espalhassem cal ao redor da soleira, de modo a registrar as pegadas da criatura; contudo, olhando agora, a soleira estava varrida de maneira impecável, sem o menor vestígio de cal.

Sem a cal, como poderia ele rastrear e localizar a criatura?

Intuindo vagamente o que ocorrera, franziu o cenho e encarou o homem:

— Onde está a cal que mandei espalhar?

— Ah... —

O homem sobressaltou-se e balançou a cabeça repetidas vezes:

— Estava bem na entrada... Talvez... talvez tenha sido levada pelo vento?

— Hehe... —

Hu Ma soltou um riso seco e calou-se.

De que espécie seria o vento capaz de varrer uma camada de cal como se tivesse sido limpa com uma vassoura?

Sabendo perfeitamente que havia um problema, mas consciente de que aquela não era a sua aldeia — visto ter vindo apenas para exorcizar o mal sem se envolver em assuntos alheios —, limitou-se a sorrir para o Velho Zhao e disse:

— O meu trabalho foi feito, mas as gentes da sua aldeia não souberam ouvir conselhos. Agora que o serviço foi prejudicado, o senhor, com a sua sabedoria, como pretende resolver isto?

Peço votos de apoio, haverá mais capítulos daqui a pouco.

(Fim do capítulo)