Capítulo 146: Treinador Bobo
Página (1/3)
Os torcedores de Washington não queriam admitir uma verdade: a troca de Fry lhes causara um prejuízo descomunal.
À primeira vista, os Wizards haviam conseguido exatamente o que queriam.
Um armador experiente e equilibrado, escolhido para o All-Star; um ala-pivô promissor, ainda com espaço para evoluir; e a décima escolha da primeira rodada, uma seleção de loteria — até mesmo um jogador dominante como Fry fora apenas a oitava escolha. Com o olhar de Jordan para o draft, seria tão difícil assim escolher outro Fry?
Quanto ao terceiro ponto, eles precisavam fechar os olhos e fingir que Kwame Brown não existia para conseguirem acreditar nisso.
Quando chegou a vez de os Wizards atacarem, como Fry assumira voluntariamente a marcação de Jordan, coube a Sprewell defender Sam Cassell.
Para Sprewell, Cassell era muito mais fácil de marcar do que Jordan, portanto ele não tinha objeção alguma.
Pela esquerda da quadra de ataque, Cassell passou a bola para Jordan.
De repente, a torcida do MCI explodiu em barulho.
“Michael contra Fry, no um contra um! Este grande espetáculo está acontecendo mais cedo do que esperávamos!”
Sem a explosão de antes, Jordan não poderia contar com seus atributos físicos para superar a defesa de Fry.
Por isso, Fry não lhe deu espaço algum ao defender, exercendo uma pressão intensa e praticamente colada ao adversário.
Naquela época, em que os defensores ainda podiam usar as mãos contra os atacantes dentro da linha de três pontos, era muito difícil escapar apenas com habilidade quando se levava tamanha desvantagem física.
Mas Jordan continuava sendo Jordan. Com uma afiada mudança de direção para a direita, ainda conseguiu inclinar o centro de gravidade de Fry para o lado oposto ao ataque. Então, investiu diretamente pela direita.
Se fosse cinco anos mais jovem, teria se livrado da marcação naquele instante.
Mas ninguém pode voltar ao passado. Tudo o que o tempo leva consigo jamais retorna.
Fry reagiu, virou o corpo e colou-se a ele. A vantagem de tamanho decidiu o confronto: Jordan não encontrou espaço para arremessar e, por isso, foi obrigado a passar a bola para fora perto da cesta.
Quem recebeu a responsabilidade de salvar o astro foi seu querido ex-colega de universidade, Jerry Stackhouse.
Stackhouse recebeu a bola no perímetro e arremessou de três imediatamente.
Swish!
3 a 3.
“Aqueles que passam o dia inteiro exaltando seu instinto assassino deveriam assistir a esta jogada dez mil vezes”, zombou Fry. “Então esse tal instinto assassino é ser completamente neutralizado e acabar forçado a passar a bola?”
Jordan rebateu:
“Se sua defesa fosse tão boa assim, eu nem teria tido a chance de passar.”
“É verdade. Não considerar que você também sabe passar foi um erro meu. Eu superestimei você.”
Os dois continuaram trocando provocações desde a defesa até a quadra de ataque.
Ray Allen assumiu temporariamente a função de armador para levar a bola ao ataque.
Ao atravessar a linha do meio, viu Fry no topo do arco, apoiando o corpo de lado contra Jordan enquanto lhe pedia a bola.
“George não vai gostar do jeito como você está jogando agora.”
Dito isso, Ray Allen fez o passe.
George Karl não gostava daquilo? A questão era: por que Fry precisava agradá-lo? Aquela partida claramente carregava ressentimentos pessoais. Ele queria se permitir um pouco de capricho.
Era um privilégio das estrelas.
Fry recebeu a bola e não iniciou jogada alguma. Deu apenas um passo de finta, com um estilo que lembrava profundamente Tracy McGrady. Temendo sua infiltração, Jordan recuou ligeiramente o centro de gravidade.
Foi nesse instante que Fry saltou sem hesitar e arremessou de três diretamente sobre a cabeça de Jordan.
Swish!!!
Página (2/3)
“O que significa recuar? Você não achou que eu também fosse passar a bola, achou?”
O corpo inteiro de Fry irradiava a intenção de esmagar Jordan.
Aquele era um jovem astro em ascensão meteórica. Como Jordan, prestes a completar quarenta anos, poderia enfrentá-lo?
Fry não parava de provocá-lo, de disparar insultos e de colocá-lo em situações humilhantes.
Jordan ardia de raiva. O calor subia como se tivesse acabado de comer uma boca cheia de pimentas. Tomou a bola de Cassell e lançou um ataque feroz contra Fry pelo lado direito da linha de três pontos.
Ele não apenas perdera a explosão, como também a velocidade. Assim, mesmo usando sua característica condução hesitante, não conseguiu desequilibrar a defesa de Fry.
Por fim, Jordan escolheu elevar o ponto de soltura do arremesso pelo lado direito da área pintada.
Fry girou imediatamente e travou sua posição, convencido de que havia interferido no arremesso de Jordan.
E foi exatamente o que aconteceu. Jordan tentou usar a tabela, mas errou o ângulo; a bola ricocheteou no aro e voou para longe, sendo agarrada por Fry.
“Para Michael, foi um arremesso decepcionante!”
“Sim. Michael agora parece a versão do basquete de Christopher Reeve. Quase nos esquecemos de como ele era no auge!”
Walton fez aquela comparação quando Fry estava a pouca distância dali.
Embora não fosse muito ético, ele riu.
Por que gostava de Walton? Porque, além de simpático e bem-humorado, o comentarista era um gênio diante do microfone. Como crítico de Jordan, Fry não conseguia imaginar um exemplo hollywoodiano mais adequado do que Christopher Reeve: uma estrela absoluta nas décadas de 1970 e 1980, o primeiro intérprete do Superman, alguém que influenciara toda uma geração e que acabou paralisado em meados dos anos 1990.
Walton talvez não tivesse más intenções, mas estava certo. E, considerando que aquela comparação poderia enfurecer tanto a família de Reeve quanto a equipe de Jordan, o efeito cômico se tornava ainda maior.
Como os Wizards recuaram com rapidez suficiente, os Bucks não conseguiram aproveitar o erro de Jordan para iniciar um contra-ataque.
Mas aquilo era exatamente o que Fry queria.
Ele não queria contra-atacar.
O contra-ataque produzia pontos fáceis. Era prazeroso, mas não oferecia o efeito visual de esmagar Jordan.
Se pudesse, Fry queria que cada ponto daquela noite viesse de um ataque posicional.
E, se esse desejo se realizasse, ele ainda teria um segundo: queria marcar todos os seus pontos sob a defesa de Jordan.
Mais uma vez no topo do arco, os Wizards não fizeram nenhuma troca na marcação. Jordan continuava diante de Fry.
Era normal. A menos que Fry realmente destruísse Jordan a ponto de deixá-lo sem resposta, Collins não mudaria facilmente o confronto. Permitir que outro jogador assumisse a marcação de Fry significaria admitir que Jordan estava recuando.
Se Jordan fizesse isso, mesmo aos trinta e nove anos, causaria um enorme golpe na imagem de “mentalidade assassina” e de “Hannibal da quadra” que sua equipe vinha promovendo havia tanto tempo.
Fry pegou o rebote sozinho, conduziu a bola até o ataque e fez sinal para que os companheiros abrissem espaço.
Ele ainda queria resolver tudo no um contra um.
Para o público, aquilo era empolgante.
Para Karl, era torturante.
Karl entendia a importância daquela partida para Fry, mas o jogador não passara a bola uma única vez desde o início. Será que pretendia jogar daquele jeito a noite inteira?
Enquanto Karl se angustiava, Fry deixou Jordan para trás com um único passo, disparou até a cesta e saltou violentamente. Diante dele estava Tim Thomas — o ex-jogador dos Bucks enviado a Washington junto com Cassell na troca de Fry. Fry segurou a bola, chocou-se com força contra o adversário, abriu caminho e enterrou.
Assim como Cassell, Tim Thomas queria provar que os Bucks jamais deveriam tê-lo negociado. Mas, naquela jogada, foi completamente dominado por Fry!
Página (3/3)
“!!!”
Os torcedores do MCI não sabiam como reagir.
Em condições normais, deveriam vaiar para apoiar sua própria equipe depois de verem um jogador ser humilhado em casa. Mas Fry era uma presença especial. Todos sabiam que ele fora trocado por motivos que nada tinham a ver com basquete. Agora, voltava para se vingar trazendo consigo a equipe líder da Conferência Leste.
Sem que se soubesse quem dera início, algumas pessoas começaram a aplaudir a atuação de Fry.
Quando o telão exibiu novamente a enterrada sobre Tim Thomas, uma enorme onda de aplausos tomou conta do MCI.
Aquilo parecia provar que Fry conquistara muitos torcedores com seu desempenho na temporada de estreia.
Agora, antes mesmo de três minutos de jogo, os Bucks haviam aberto uma sequência de 8 a 3.
Era preciso dizer que todos os oito pontos de Milwaukee tinham sido marcados por Fry.
Doug Collins pediu tempo.
“Bill, você acha que este é um bom momento para pedir tempo?”, perguntou Brad Nessler, comentarista da ABC.
Bill Walton respondeu:
“A banda Queen sempre leva uma grande quantidade de bebidas para o palco durante os shows. Eles bebem bastante enquanto cantam. É uma forma de ajustar o estado de espírito.”
A comparação abstrata de Walton deixou Nessler completamente confuso.
“Hã?”
“Espero que Doug permita que Michael beba bastante”, profetizou Walton. “Se ninguém se levantar para enfrentar Fry em igualdade de condições, acreditem em mim: esse garoto vai cometer um massacre hoje à noite. Há fogo de ressentimento em seus olhos!”
Quando Fry deixou a quadra, Devin George jogou uma toalha para ele.
“Você está assustadoramente bem hoje!”
Fry respondeu com confiança:
“Ainda não cheguei ao meu melhor.”
“Está bom, mas não podemos depender apenas de você. Ainda há outros quatro companheiros em quadra”, disse Karl. “É hora de parar com os ataques individuais.”
Nesse momento, o ambiente no banco ficou sutilmente tenso.
Karl estava descontente com o estilo individualista de Fry, e a resposta do jogador teria influência direta sobre o rumo dos Bucks no restante da partida.
“Eu exigi ser titular como ala-armador por um motivo”, respondeu Fry, com diplomacia, mas sem recuar. “Já que sou o ala-armador, minha função é marcar pontos.”
Karl se irritou com aquela argumentação falaciosa.
“Em condições normais, Ray é o nosso ala-armador. Você acha que ele joga como você?”
“John Stockton é considerado o armador mais clássico de todos os tempos. Isso significa que todos os armadores precisam jogar como ele?”
Fry não esperou Karl contestá-lo novamente e continuou:
“George, eu não vou jogar hoje o basquete de que você gosta. Respeite minha escolha. Às vezes, não há nada de errado em ser um treinador estúpido.”
Quanto mais tempo George Karl passava ao lado de Fry, mais compreendia por que Jordan decidira negociar aquele futuro astro, alguém que já havia provado sua capacidade e seu potencial.
Ser um treinador estúpido? Karl tremia de raiva. Quando dizia aos jogadores para serem estúpidos, era porque eles não compreendiam o sistema. Não precisavam aprofundar-se na tática; bastava agirem como tolos e deixarem tudo nas mãos da comissão técnica.
Agora, Fry estava invertendo os papéis e pedindo que ele fosse um treinador estúpido. O que aquilo queria dizer?
Que a comissão técnica não precisava interferir em seu jogo. Ele resolveria tudo sozinho.
Em outras palavras, não precisava ser treinado naquela noite.
“George, já que Fry decidiu jogar no um contra um até o fim, em vez de forçá-lo a mudar de ideia, é melhor apoiá-lo”, disse o assistente Ron Adams. “Afinal, esta noite é diferente.”
Karl aceitou a sugestão, ainda furioso. Depois do tempo, determinou que Fry passaria a conduzir a bola e substituiu Ray Allen por Devin George.
Fim do capítulo.