Capítulo 135: A Origem da Linguagem

Estou preso dentro do bloco. Êxtase 2515 palavras 2026-04-01 15:28:41

Decifrar todo o sistema linguístico não foi uma tarefa difícil para Zheng Yanzhu. Ele já havia estudado muitos idiomas ao longo da vida e não demorou muito para compreender a estrutura.

O ponto mais desafiador era que a pronúncia de certos vocábulos não seguia as regras do sistema. Isso exigia um estudo prolongado, e Zheng Yanzhu não acreditava que conseguiria dominar completamente aquelas pronúncias obscuras.

Então, ele procurou novamente o Núcleo e perguntou: "Em que nível você considera que minha correção está? Quanto ainda falta?"

Zheng Yanzhu apenas queria entender seu progresso e quantos vocábulos ainda precisava aprender para atender às exigências de "correção" do Núcleo. Contudo, o Núcleo emitiu um feixe de luz sobre ele, escaneou-o por um longo tempo e revelou uma notícia que o deixou extremamente surpreso: "Correção concluída."

Correção concluída?

Então não era necessário compreender todas as palavras; bastava atingir um certo nível para ser aprovado. Isso deixou Zheng Yanzhu muito animado, e ele logo indagou: "Já que a correção está concluída, pode me deixar sair agora?"

No entanto, as palavras seguintes do Núcleo o lançaram ao desespero: "A Torre Negra só será aberta quando todos os seres humanos dentro dela concluírem a correção."

Ao ouvir isso, Zheng Yanzhu compreendeu que sua própria conclusão era apenas um sucesso parcial. Isso o deixou ainda mais desesperado; quanto tempo levaria para que todos terminassem? Ele pensou naqueles homens de túnicas ignorantes e suspirou, impotente.

Zheng Yanzhu começou a conversar com o Núcleo. Como havia aprendido a linguagem distorcida, logo descobriu os critérios de avaliação para a "correção". As exigências do Núcleo não eram altas quanto ao vocabulário; o que importava era a precisão da pronúncia, pois o poder da projeção espectral exigia que a entonação fosse levada ao limite.

Para o Núcleo, o volume de vocábulos distorcidos dos habitantes da torre era suficiente, mas a pronúncia era imprecisa; a maioria sequer conseguia invocar uma projeção. Essa linguagem distorcida era um símbolo de poder; bastava pronunciá-la corretamente para gerar energia. Contudo, como os homens de túnicas pronunciavam as palavras de forma extremamente errada, conseguiam usá-las para conversar. Essas conversas tornavam a pronúncia ainda mais distorcida, e o sotaque de todos acabava sendo corrompido.

Zheng Yanzhu também percebeu isso. Após concluir sua própria correção, ele não podia mais falar livremente naquela língua; se ainda conseguisse conversar, significava que sua pronúncia estava errada. Por isso, ao se comunicar com os homens de túnicas, ele deliberadamente distorcia sua própria fala para evitar invocar as projeções.

"A linguagem é poder, não um meio de comunicação", declarou o Núcleo mecanicamente. Se houvesse comunicação, o poder seria perdido; para manter o poder, a comunicação deveria ser proibida. Não era possível ter ambos.

Ao ouvir isso, Zheng Yanzhu pareceu entender o objetivo do Núcleo: ele queria transformar a humanidade em uma espécie que utilizasse o poder da linguagem.

"Por que você quer corrigir a humanidade?", perguntou Zheng Yanzhu, confuso.

"Porque vocês seguiram pelo caminho errado e desperdiçaram o poderoso poder da linguagem", respondeu o Núcleo friamente, sem qualquer inflexão na voz.

"Não foi você quem levou os humanos ao erro? A distorção não foi criada por você?", questionou Zheng Yanzhu, ainda mais confuso.

Ao ouvir a pergunta, o Núcleo parou. Ele cintilou com uma luz púrpura, brilhando e apagando como se estivesse respirando, parecendo ponderar algo. Zheng Yanzhu ficou chocado; era a primeira vez que via o Núcleo hesitar. Antes, ele sempre respondia às perguntas prontamente, como uma máquina.

A luz púrpura tornou-se gradualmente mais brilhante, e o Núcleo disparou outro feixe de luz, escaneando o corpo de Zheng Yanzhu incessantemente. Após o escaneamento, o Núcleo parou novamente. Depois de um tempo, ele retornou ao estado normal, e aquela voz mecânica e monótona soou mais uma vez:

"Vocês... esqueceram?"

...

Os seres humanos não tinham linguagem desde o início. Naquela época, eles apenas se comunicavam por meio de grunhidos estranhos, expressões faciais e gestos. Quando estavam com raiva, mostravam os dentes; quando felizes, sorriam; quando tristes, choravam; e quando feridos, gritavam. Ao avistar uma presa, o líder dos humanos acenava com a mão, e seus companheiros avançavam com armas, gritando para expressar seu espírito de batalha. Simples e grosseiro.

Um dia, uma amiga muito próxima procurou o Núcleo e disse que queria conceder aos humanos um poder, pois eles eram fracos demais. Ela pediu ao Núcleo que emprestasse o poder da linguagem. O poder da linguagem não exigia corpos fortes nem treinamento exaustivo; bastava saber falar para invocar projeções poderosas, o que era perfeito para os frágeis humanos.

"Seu poder parece feito sob medida para eles. Você não quer ver o que seu poder se tornará nas mãos deles?", ela persuadiu o Núcleo, querendo que ele transmitisse o dom da linguagem aos humanos.

O Núcleo não se importava com o desenvolvimento da humanidade, nem com o fato de seu poder ser aprendido por outros; ele apenas sabia que gostava daquela amiga. Gostava muito, muito mesmo. Ele também sabia que ela amava os humanos, a ponto de ser uma obsessão. Então, ele concordou, desceu à Terra e transmitiu seu poder linguístico aos humanos que ainda viviam na ignorância. Naquela época, os humanos viam o Núcleo como uma divindade e o poder da linguagem como uma dádiva divina.

O Núcleo não se importava com isso; ele apenas sabia que, por causa daquilo, a frequência com que aquela amiga o procurava havia aumentado.

"Olhe, eles já sabem usar esse poder para caçar! Aquelas armas foram criadas por eles. Por que não usam o poder para criar comida cozida diretamente? São tão bobos."

"Eles também usam esse poder para mover pedras; parece que querem construir uma torre. Mas por que não criam as pedras diretamente? Tão adoráveis!"

A amiga observava alegremente as atitudes infantis dos humanos, enquanto o Núcleo observava alegremente a ela.

"Você os acha adoráveis?"
"Adoráveis."
"Que bom! Finalmente alguém pensa como eu. Em todo o abismo, só você me compreende."

Ao ouvir o elogio da amiga, o Núcleo sentiu uma alegria que nunca antes possuíra.

Os humanos colocavam as presas caçadas sobre a torre triangular feita de pedras, realizando sacrifícios infantis ao Núcleo. Aqueles homenzinhos organizavam os objetos com cuidado, vestindo roupas ornamentadas e fazendo movimentos desajeitados.

"Louvado seja o deus!"

O Núcleo não sentia nada. Mas a amiga exclamava "Adoráveis!" e chegava a querer correr para apertá-los, embora contivesse a emoção. O Núcleo não sabia qual era a graça naquilo; ele apenas respondia às perguntas da amiga de forma distraída, concordando com todas as suas opiniões. Ele não se importava com os humanos e não tinha qualquer opinião sobre aqueles comportamentos infantis e caóticos.

"Olhe para eles, mesmo depois de mortos, são colocados dentro da torre, e depois constroem outras torres. Os humanos valorizam muito os rituais; isso é respeito pela natureza e pelos ancestrais."

"Embora sejam fracos, os humanos sempre se esforçaram para viver. Eles também usam muito bem o seu poder de linguagem. É incrível."

"Você também acha que eles são incríveis, não é?", perguntou a amiga ao Núcleo.

"Sim, incríveis."