Capítulo 129: Mercado de Trabalho

A partir da Lua Vermelha Velho Demônio da Montanha Negra 3023 palavras 2026-04-01 15:43:47

O céu a sudoeste, levemente avermelhado, era realmente reflexo das luzes. Lu Xin e o Lagarto seguiram pela estrada, e logo perceberam que aquela névoa vermelha se tornava mais evidente, como uma fumaça embaçada, com um brilho tênue abaixo.

Após cerca de dez minutos caminhando, avistaram à beira da estrada uma placa enferrujada, inclinada e torta, com letras grandes e descuidadas pintadas em vermelho vivo, indicando:

“Vila Águas Negras”

Abaixo dessas três palavras, havia outras menores: “abastecimento”, “refeições”, “grande proteção…” — a última palavra estava um pouco apagada.

“O serviço é até completo...” comentou o Lagarto, animando-se um pouco. Seguindo a direção da seta, o carro entrou numa trilha coberta por pedrinhas.

De ambos os lados da trilha, a escuridão tomava conta, com capim alto à altura de uma pessoa.

Às vezes, Lu Xin ouvia o farfalhar do capim e via-o se mexer.

O Lagarto sorriu baixo e explicou: “São coelhos.”

Lu Xin olhou e perguntou: “Será que dá para caçar um?”

“Nem pensar...” O Lagarto se assustou, apressando-se a explicar: “Esses coelhos foram soltos pela Vila Águas Negras para sondar os arredores.”

“Quando chegarmos à vila, certamente já terão descoberto muita coisa sobre a gente.”

Lu Xin então entendeu que os “coelhos” eram espiões.

Após cerca de meia hora pela trilha, chegaram a um local iluminado que parecia próximo, mas na verdade era uma vila construída numa elevação.

Em volta, havia uma cerca rústica de madeira com três a quatro metros de altura, coberta por arame farpado aterrorizante. As luzes que viam de longe eram apenas uma fração do que se projetava sobre a cerca.

Do lado de fora, vários caminhões escuros estavam estacionados; alguns vazios, outros carregados de mercadorias.

Guardas vigiavam ao redor, atentos, fumando às escondidas.

No fim da trilha, havia um portão de ferro enferrujado, ao lado de uma cabine com grades de ferro.

“Caçadores de sucata, venham descansar um pouco.”

O Lagarto dirigiu o carro até a cabine e mostrou seus documentos.

“Caçadores de sucata?”

O homem dentro da cabine parecia já esperá-los e lançou um olhar curioso para o Lagarto e Lu Xin, rindo: “Vocês não parecem desse tipo, estão bem limpos…”

Sua voz era alta, e alguns guardas com armas na cabine se aproximaram casualmente.

Também alguns homens conversando perto dos caminhões lançaram olhares para eles.

“Somos caçadores de sucata, não catadores de lixo. Por que não podemos estar limpos?”

O Lagarto bateu com força na porta do carro, assumindo uma pose rústica e zombeteira: “O que é, tem que estar todo sujo para entrar?”

“Só perguntando,” respondeu o homem da cabine.

Vendo a ousadia do Lagarto, ele relaxou e explicou as regras:

“Como de costume, podem entrar na vila, mas só com pistolas. Armas pesadas devem ficar no carro.”

“Armas pesadas? São aquelas que fazem ‘tutututu’, que precisam ficar no carro. As que fazem ‘papapá’ podem ser carregadas.”

“Quanto ao estacionamento, duas opções: dentro da vila, custa cem moedas da aliança por dia, ou dez latas de conserva. Também aceitamos armas e munições como pagamento. Temos alguém para vigiar, mas objetos de valor devem ficar com vocês.”

“Fora da vila, ninguém cuida; vocês devem deixar alguém para vigiar e não nos responsabilizamos por qualquer problema.”

Lu Xin ficou surpreso com tantas regras só para estacionar.

“Claro que vou levar a pistola, não precisa nem falar,” disse o Lagarto, mostrando a arma e batendo duas vezes na porta. “Melhor estacionar dentro, senão alguém pode roubar as rodas!”

Vários olhares se afastaram ao ver a arma.

“Pode levar pistola, mas não pode atirar. Quem disparar sem motivo dentro da vila paga multa de mil moedas.”

O homem da cabine resmungou, pegou as cem moedas que o Lagarto entregou e chamou alguém:

“Leve para o Niuzi.”

“Certo!”

O portão de ferro enferrujado abriu-se, e um jovem saiu correndo com uma placa de bambu.

Ele quebrou a placa ao meio, deu uma metade ao Lagarto e prendeu a outra na câmera retrovisora esquerda do carro, depois acenou animado:

“Venham, entrem!”

“Pode ir tranquilo, não vai arranhar,” garantiu ele.

Lu Xin pensou, meio desapontado: “Cem moedas só para estacionar...”

Mas logo lembrou que era um serviço oficial e poderia ser reembolsado.

Ou talvez, se sobrasse dinheiro, poderia ficar para ele mesmo...

O carro parou numa área plana dentro do portão, o Lagarto desceu, tirou a chave e fechou a porta.

“Podemos parar aqui?”

Lu Xin, pouco acostumado a sair, estava apreensivo: “Não vai dar problema?”

“Fica tranquilo,” disse o Lagarto, batendo no carro. “Esse carro não é para qualquer um mexer.”

Lu Xin assentiu e viu sua mãe e irmã também descerem do carro.

A mãe sorria, olhando numa direção.

Ela olhava para uma parede, mas parecia enxergar além dela, para um lugar mais distante.

“Já estamos perto, prepare-se.”

Vendo Lu Xin observá-la, ela sorriu e acenou com a cabeça.

A irmã, ao lado, estava radiante, os olhos brilhando de felicidade.

“Rapazes, para que vieram à vila?”

Depois de estacionar, o jovem chamado Niuzi os guiou para fora, observando-os com interesse e cortesia:

“Aqui na Vila Águas Negras tem comida, bebida e diversão, muito mais que na Cidade dos Muros Altos. Se quiserem pousada, restaurante ou bar, posso levar vocês.”

Ele abaixou a voz e confidenciou:

“Se quiserem comprar outras mercadorias, o mercado grande está fechado hoje, só amanhã abre. O mercado menor depende do que procuram, mas acho que conheço tudo.”

“Dá para comprar pessoas?” perguntou o Lagarto, sorrindo e piscando para o jovem.

“Claro que sim...” Niuzi animou-se e falou em tom baixo:

“O mercado de trabalho daqui é o maior da região.”

Contando nos dedos, explicou:

“Homens fortes, mínimo três, dez mil moedas; jovens escravas, mais caras, cinco ou seis mil cada, vendem separadas; idosos não valem muito, geralmente são dados como bônus...”

“Também dá para alugar por períodos curtos, o preço é bem menor, mas precisa dar caução...”

“Não digam que é caro!”

“Não é como antes, com bichos soltos por todo lado, então os preços subiram, e podem subir ainda mais...”

Lu Xin ouviu aquilo com estranhamento, nunca imaginara que existisse um mercado assim fora da Cidade dos Muros Altos...

O Lagarto parecia conhecer, mas não esperava essa revelação.

Franzindo a testa, disse:

“Quem compraria isso? Que falta de escrúpulos. Eu quis dizer outro tipo...”

“Ah, você é muito recatado...” Niuzi perdeu o interesse, parecendo desprezar esse tipo de comércio.

Apontando para a rua, disse:

“Tem de sobra, escolha à vontade...”

“Tsc, tsc...” O Lagarto balançou a cabeça, animado, mas logo olhou para Lu Xin.

Naquele momento, Lu Xin olhou para um lugar vazio, como se confirmasse algo.

Depois ergueu os olhos para a vila e disse calmamente:

“Vamos dar uma volta primeiro.”

“Certo, vamos dar uma volta.”

O Lagarto pôs o braço sobre o ombro de Niuzi e entregou algumas moedas:

“Depois a gente te procura.”

“Beleza, estarei aqui no portão...”

Niuzi respondeu prontamente, mas seus olhos tinham um brilho astuto.