Capítulo 36 — Um novo caminho para a prosperidade
Ao retornar ao Templo do Deus da Montanha, Chen Xiaobei teve um estalo. Naquela noite, ao carregar Dachun nas costas, sentira que as plantas densas à beira do caminho eram erva-de-peixe. Com a visibilidade de hoje, por que não descer para verificar?
Dito e feito. Localizou o ponto onde Liu Tie havia caído e, com cautela, desceu até o sopé do penhasco. Seguindo a rota daquela noite, não demorou muito para que uma vasta área verde surgisse diante dele. Era, de fato, erva-de-peixe.
Seguindo os ensinamentos de Cui Hongyu, Chen Xiaobei colheu no máximo um terço a um quarto de cada planta, para não danificar as raízes nem esgotar a vitalidade da erva. Em pouco tempo, sua trouxa estava repleta.
O sucesso do dia era gratificante, e Chen Xiaobei voltou cantarolando. Ao ver os dois cogumelos lingzhi, Cui Hongyu ficou radiante, classificando-os como uma raridade. Quando Chen Xiaobei descreveu o local onde os encontrara, ela franziu a testa.
— Quando eu era pequena, meu avô mencionou que existe um Vale da Cabaça na montanha. O terreno tem o formato de uma cabaça. Diz a lenda que um imortal, ao passar pelo Monte Qingniu voltando para casa após beber demais, deixou cair sua cabaça, que se transformou no vale. Meu avô dizia que lá crescem todo tipo de ervas medicinais raras.
Ao ouvir isso, Chen Xiaobei animou-se; os rumores pareciam ter um fundo de verdade, bastava ver aquela quantidade de lingzhi.
— Hongyu, então ficou mais fácil. Na próxima vez, irei ao Vale da Cabaça.
Cui Hongyu balançou a cabeça: — Não. Meu avô também me disse que o vale é guardado pelo Deus da Montanha. Estranhos que entram lá enfrentam tempestades, raios e feras selvagens.
Chen Xiaobei riu. Nas montanhas, as estações não existem, e ventos, chuvas e trovões são fenômenos naturais comuns.
— Bem, está certo, então não irei por enquanto.
Ele dizia isso apenas para não preocupar Cui Hongyu.
— Marido, estes dois cogumelos lingzhi, somados aos dois exemplares de ginseng, podem render pelo menos sete ou oito taéis de prata. Podemos comprar um cavalo? — sugeriu ela timidamente.
O coração de Chen Xiaobei aqueceu-se. Ela estava preocupada com o esforço dele. Sendo raro que Cui Hongyu fizesse um pedido, ele sorriu e concordou.
Após o almoço, sem descansar um minuto sequer, Chen Xiaobei partiu para a sede do distrito. Jia Wannian, do Empório Huahaotang, ficou radiante ao ver os dois lingzhi.
— Irmão Xiaobei, que sorte a sua! Até onde sei, nosso Grande Reino de Cang não produz tantos cogumelos assim por ano. A qualidade é excepcional.
— Gerente Jia, vamos pular as gentilezas. Qual o preço?
Jia Wannian assentiu: — Dois ginsengs e dois lingzhi, que tal dez taéis de prata pelo lote todo?
O valor era superior à estimativa de Cui Hongyu. Chen Xiaobei sabia que aquele preço extra não era por acaso.
— Irmão Xiaobei, tenho um pedido: na próxima vez, traga-os com a terra em volta. Quero tentar cultivá-los por um tempo.
Chen Xiaobei compreendeu na hora. Com a terra, o lingzhi poderia continuar a crescer; o micélio e os esporos permitiriam a reprodução contínua. Isso lhe deu uma ideia: se ele mesmo transplantasse os lingzhi para casa, não precisaria subir a montanha todos os dias. Mataria dois coelhos com uma cajadada só. Ele agradeceu mentalmente a Jia Wannian pela inspiração.
— Sem problemas, na próxima vez trarei com a terra.
Ao sair do empório, Chen Xiaobei estava radiante. O pedido de Jia Wannian abriu um novo caminho para a prosperidade. Bastaria encontrar madeira apodrecida para cultivar os cogumelos artificialmente. Pensando em sua infância no campo, percebeu que habilidades esquecidas agora se tornavam úteis naquele mundo.
Distraído, acabou esbarrando em alguém. Era um pequeno mendigo, da altura de seu peito. O menino recuou, pediu desculpas incessantemente e saiu correndo. Chen Xiaobei estranhou o vazio da rua, mas logo sentiu um aperto no peito e verificou o bolso. A prata havia sumido.
Sem hesitar, saiu em disparada. Aqueles dez taéis eram uma fortuna suada, conquistada com risco de vida no Monte Qingniu; não deixaria que um mendigo os levasse. O menino, não esperando ser perseguido, entrou em um beco estreito e abriu a bolsa. Ao ver a quantia, não pôde conter a excitação.
Mas a alegria durou pouco. Ao ouvir passos apressados e ver Chen Xiaobei, o menino, em pânico, voltou a correr. Chen Xiaobei, acostumado a subir a montanha diariamente, tinha pernas fortes. Após cruzar cinco ou seis ruas, o fôlego do menino acabou.
Ofegante, o pequeno mendigo entrou em um templo em ruínas.
— Irmãos, venham rápido! Alguém veio atrás de mim! — gritou.
Ao chegar à entrada do templo, Chen Xiaobei parou surpreso. No pátio, cinco ou seis crianças, a maioria mais novas que o ladrão, encaravam-no com paus e tijolos, os olhos cheios de hostilidade.
O menino que roubara a prata apontou para Chen Xiaobei: — Por que está me perseguindo?
Chen Xiaobei riu: — Você roubou meu dinheiro, por que eu não perseguiria?
— Não venha me acusar! Eu só esbarrei em você, como pode dizer que roubei?
— Então me diga, se não roubou, por que correu?
— Eu... eu estava com medo de você me bater. — A confissão foi imediata.
Chen Xiaobei sabia que não havia diálogo possível. Estendeu a mão: — Devolva a prata e encerramos o assunto. Caso contrário, chamarei as autoridades e mandarei prender todos vocês.
— Eu não tenho! — gritou o menino. — Se der mais um passo, não seremos gentis!
Nesse momento, ouviu-se uma tosse violenta vinda do interior do templo. Era um som pungente, como se a pessoa estivesse prestes a expelir as próprias vísceras.
— Xiaomu, por que foi roubar de novo? — perguntou uma voz feminina, que parecia ser de uma mulher ainda jovem.