Capítulo 21: Pescaria 1
Página (1/3)
No dia seguinte.
Lino despertou sob os raios de sol. Olhou para o relógio de mesa e viu que passava um pouco das oito. Então começou a se arrumar sem pressa e, depois de tomar o café da manhã que sua mãe havia deixado aquecido, foi de bicicleta até a Siderúrgica Estrela Vermelha.
No caminho, ao passar pelo Rio Água Dourada, percebeu que ultimamente havia muito mais gente pescando à beira do rio. A maioria tinha o rosto abatido pela fome e, sentada na margem, segurava varas de pesca improvisadas e baldes.
Lino calculou que provavelmente os alimentos de muitas famílias já não eram suficientes, por isso os que estavam sem trabalho em casa vinham pescar. Pelo visto, muita gente na cidade também havia percebido que os mantimentos estavam ficando escassos. E não era de admirar: a maioria dos moradores da Cidade das Quarenta e Nove tinha parentes no campo, então não era difícil descobrir uma coisa dessas.
Escritório da Terceira Seção do Departamento de Compras da Siderúrgica Estrela Vermelha.
Lino chegou ao escritório e abriu a porta, mas ficou surpreso ao descobrir que, naquele dia, todos os colegas haviam chegado cedo. Assim que entrou, viu cinco grandes chaminés soltando fumaça ao mesmo tempo.
— Como é que vocês chegaram tão cedo hoje?
Lino olhou para os quatro preguiçosos sentados lado a lado, fumando.
— Ha, ha! Até que enfim você chegou atrasado uma vez, Lino!
Ao vê-lo entrar, Zeca se levantou sorrindo, aproximou-se e bateu em seu ombro.
Os outros, inclusive o chefe da seção, também olharam para ele com sorrisos no rosto. Pelo visto, o fato de Lino ter enfrentado dois homens sozinho na noite anterior havia tornado os colegas um pouco mais amigáveis. Afinal, a vida dependia de relações humanas; brigas e pancadaria eram apenas catalisadores dos sentimentos.
— Muito bem, o Lino também chegou. Então vamos nos arrumar e ir até o Rio Água Dourada! — disse Hugo, saindo de trás da mesa.
Lino franziu levemente a testa.
— Rio Água Dourada? O que vamos fazer lá? Nós três, pescando juntos?
Enquanto arrumava a própria vara e o balde num canto, Gus respondeu:
— É isso mesmo. Hoje também chegamos cedo, mas assim que o chefe apareceu, o diretor do departamento o chamou.
— Disse que os alimentos estão escassos ultimamente e que a nossa seção também deveria sair mais, para ver se conseguimos recolher alguma coisa.
— Até a Primeira e a Segunda Seções foram mandadas para fora.
— Lino, esta vara e este balde são para você. Pegue!
Hugo lhe entregou o equipamento de pesca.
Lino agarrou a vara e o balde, depois perguntou:
— E a isca?
Os cinco interromperam os movimentos. Eles só estavam pensando em arrumar uma desculpa para sair; quanto a realmente conseguir pescar alguma coisa, nem sequer haviam pensado nisso. O importante era cumprir a ordem da fábrica de sair do local de trabalho.
Ao ver os cinco veteranos pararem de se mexer, Lino entendeu na hora: aqueles cinco preguiçosos não tinham a menor intenção de pescar de verdade. Queriam apenas sair da fábrica para matar o tempo!
— Não tem problema. A gente cava e pega algumas minhocas em algum lugar — disse Pedro, casualmente.
Página (1/3)
Página (2/3)
— Acho que não vamos conseguir cavar nada. Passei pelo Rio Água Dourada hoje e havia muita gente pescando na margem. Até a terra parecia ter sido revirada várias vezes.
— Não importa. De qualquer forma, só precisamos cumprir a tarefa. Se não pescarmos nada, tudo bem — disse o chefe Hugo, abrindo um sorriso enorme.
— Está certo. Então vamos.
Lino não se importava. Desde que pudesse passar o tempo, estava bom. Se não desse certo, bastava ver se o velho Quincas estava por perto e pegar um pouco da isca dele.
Só que o seu sistema de pesca não era um sistema de pesca de verdade. Caso contrário, pescar e ainda receber recompensas não seria maravilhoso?
Enquanto reclamava mentalmente do próprio sistema, Lino seguiu Hugo e os outros de bicicleta até a margem do Rio Água Dourada.
Como costumava pescar ali, Lino levou os colegas até o lugar onde sempre ficava.
— Lino, este lugar onde você costuma pescar é ótimo! — comentou Júlio, observando a paisagem ao redor.
— É claro que é. Há árvores por perto, então, mesmo no auge do verão, dá para encontrar um pouco de sombra.
— Mas você já pescou algum peixe aqui? Não foram só peixinhos minúsculos? — perguntou Hugo, com um sorriso largo e um cigarro pendurado na boca.
Ele parecia particularmente feliz. Afinal, passava o tempo todo entediado na siderúrgica, e aquela era a primeira vez que saía para pescar com tanta gente.
Lino torceu os lábios com desdém.
— Está vendo aquele velho ali? Ele é que só consegue pescar peixinhos secos!
— Os peixes que eu pego pesam pelo menos duzentos e cinquenta gramas!
Os outros demonstraram descrença. Afinal, havia tanta gente pescando à beira do rio, mas raramente se via algum pescador carregando um peixe grande.
— Está bem. Vamos pescar separados. Quem pegar menos peixe hoje paga a comida!
— Vou pedir um pouco de isca ao velho.
Lino não admitia que duvidassem de sua habilidade como pescador. Então lançou imediatamente a aposta, atraindo os azarados para a armadilha.
— Está feito! Espere só até pagar o jantar, rapaz. No nosso pátio, sou conhecido como um grande mestre da pesca! — gabou-se Zeca, sem nem piscar.
Os outros também escolheram animadamente seus lugares, esperando que o camarada Lino lhes arranjasse a isca para que pudessem iniciar aquela grande empreitada pesqueira.
Lino caminhou até o velho Quincas.
— Seu Quincas, pode me dar um pouco de isca?
O velho ergueu a cabeça e olhou para ele.
— O quê? Hoje você nem preparou a isca? Veio aqui para conseguir tudo de graça?
Depois de passar tanto tempo com Lino, o velho Quincas havia aprendido várias expressões novas com ele.
Página (2/3)
Página (3/3)
— Não é isso. Hoje vim pescar com alguns colegas da siderúrgica. Recebemos uma tarefa de última hora: todo o Departamento de Compras teve de sair para ver se conseguíamos encontrar alguma coisa.
— Hoje em dia, onde ainda dá para comprar alguma coisa? É melhor vir pescar.
O velho Quincas riu.
— O que foi? A siderúrgica também está correndo atrás de mantimentos?
Lino assentiu e abriu as mãos.
— E não é só a siderúrgica. Tem muita gente saindo sem ter o que fazer, tentando comprar mais coisas para guardar.
— Da última vez que fui a Dezoito Li, até o chefe da brigada de produção disse que no campo também não havia muita comida. Afinal, onde é que ainda dá para comprar alguma coisa?
— Está bem. Vou dividir um pouco da minha isca com você, embora a contragosto. Mas hoje você vai ter de me trocar por um peixe!
Lino olhou para o balde do velho. Da outra vez ainda havia alguns peixes e seus descendentes ali dentro, mas agora o balde estava limpo e vazio.
— Sem problema, em consideração à isca!
Seu Quincas chamou um dos guardas que estavam ao lado e mandou que fosse até o carro buscar a isca. Enquanto isso, os dois continuaram conversando despreocupadamente.
— Hugo, está vendo? O Lino parece bastante próximo daquele velho! — comentou Gus com o chefe.
Hugo lançou um olhar para os dois homens que estavam ao lado do velho.
— Acho que esse velho não é uma pessoa comum. Caso contrário, não sairia acompanhado de guardas.
— Pelo visto, o nosso colega Lino tem contatos e tanto! — disse Pedro, com certa inveja.
— Ah, isso não tem nada a ver conosco. Desde que o Lino seja sincero com a gente, está tudo bem — disse Júlio, sempre bem-humorado e de mente aberta.
— Júlio tem razão. Mas vamos falar de pesca! Ha, ha! Vocês, seus novatos, podem ir se preparando para pagar a comida. Vou recuperar até o último centavo do dinheiro que perdi naquela vez no Pavilhão do Oriente!
Zeca continuou se gabando ao lado deles. Os outros ficaram com os rostos contraídos.
Quem não conhecia aquele sujeito? Pelo jeito, aquele tal de Zeca provavelmente estava pescando pela primeira vez na vida — e ainda tinha a coragem de ficar se vangloriando!
Página (3/3)