Capítulo 20
Página 1 de 3
Peter e Hope brincavam de adivinhar charadas em um canto da prisão, enquanto Cobblepot e Nigma andavam ansiosos de um lado para o outro no cômodo.
Os dois já discutiam há mais de meia hora sobre quem era o verdadeiro culpado por terem caído naquela armadilha, e até agora não haviam chegado a uma conclusão.
— Enfim, tudo isso é por sua culpa, sua estupidez — disse o Charada, encarando o Pinguim — Se não fosse você por ter trazido aquele pirralho do Hope, estaríamos agora almoçando em minha casa!
— Você quis entrar, ninguém te obrigou — respondeu Cobblepot. De qualquer forma, ele já havia alcançado seu objetivo; o restante do problema... Ele confiava que Gordon e o jovem da família Wayne certamente viriam procurar o desaparecido Hope. E assim, teria a chance de fugir dali com sua mãe.
James Gordon tinha uma sorte estranha; sempre que surgia uma encrenca, ele dava um jeito de resolver. Além disso, o sujeito ainda tinha envolvimento com os remanescentes da facção Falcone.
O Pinguim conhecia bem as voltas e reviravoltas do submundo, mas o Charada claramente ainda não. Por isso, continuou a descarregar sua raiva em Cobblepot:
— Tudo culpa sua, seu idiota, e daquele pirralho que só sabe brincar de jogos estúpidos!
O Charada rangia os dentes, amaldiçoando Cobblepot. O plano secreto que tinha no GCPD estava prestes a ir por água abaixo, talvez até revelasse crimes anteriores que cometera. O pior seria que, além de se tornar um criminoso, poderia perder a vida.
E o que o Gotham Gazette iria dizer?
O agente infiltrado do Pinguim no GCPD, Edward Nigma, e seu chefe mortos na Baía de Gotham – seria um casal suicida ou um assassinato? Ou talvez outra tragédia à la Romeu e Julieta?
Os repórteres do Gotham Gazette eram capazes de inventar qualquer rumor; ele já os viu até insinuando que James Gordon e Cobblepot tinham algum tipo de acordo obscuro. As notícias sobre chefes de gangues de Gotham e o GCPD quase sempre apareciam no jornal, mesmo que nem metade fosse verdade.
Hope e Peter riam felizes por causa de um trocadilho, enquanto os dois adultos pareciam abatidos e desolados.
— Aquele pirralho que só sabe brincar de jogo estúpido! — Nigma resmungava, andando nervoso de um lado para o outro.
Espera... jogos?
Os olhos de Nigma brilharam.
Ele chamou o Pinguim para ajudá-lo a pendurar a roupa num canto escondido. O ângulo era perfeito para escapar da vista dos brutamontes do lado de fora.
— Tem certeza que isso vai funcionar? — cochichou o Pinguim para o Charada — Aquele pirralho não é tão fácil de enganar, né?
— Como você vai saber se não tentar? — respondeu o Charada, também em voz baixa — Primeiro a gente finge, depois vê no que dá.
Peter, com sua audição aguçada, quase quis dar um soco nos dois vilões.
— Hope, me escuta, não use seus poderes sem necessidade, — disse Peter — Eu vou tirá-los daqui, mas você não precisa se arriscar, entendeu? Ele não queria que a criança se metesse em perigo sem conhecer bem seus poderes, preferia se arriscar no lugar dela.
Hope piscou, entendendo que Peter o protegia.
— Só precisamos esperar até a noite, quando tiver menos guardas, aí eu posso levar vocês para fora — explicou Peter.
Mas ele não tinha tanta certeza assim; ele havia testado discretamente a resistência da porta de ferro e sabia que precisaria tentar várias vezes para achar o ponto fraco.
— Não se preocupe, Hope é muito forte! — os adultos cochichavam, e as crianças também se sussurravam. Hope se aproximou do ouvido de Peter e disse baixinho:
— Hope sabe que Peter também é muito forte!
A criança passou a mão na cabeça do Homem-Aranha, num gesto de conforto.
— Peter é o melhor! Hope acredita em você!
O pequeno aracnídeo ficou tão lisonjeado que suas orelhas ficaram vermelhas como se fossem pegar fogo.
— Pelo menos é mais forte que esses dois, não é? — Peter sorriu timidamente — Quando você abre a porta para sair, tem algum efeito colateral? Quero dizer, isso te machuca?
Ele ainda se preocupava com a saúde do garoto; o portal que Hope abriu os levou para um lugar desconhecido, o que provavelmente exigiu muita energia.
— Não, é super fácil! — Hope respondeu, como se fosse óbvio — Papai também sabe fazer, o Lucien também sabe. Hope acha que o Alfred é tão incrível que consegue controlar o papai, então ele deve saber também!
Então ele havia entendido errado? Peter coçou a cabeça. Espaço mágico era, na verdade, uma magia simples? Por que o Doutor Strange ainda se gabava dizendo que era algo que só ele e a Anciã, os maiores magos, podiam fazer, e que ele teve que ir até o Himalaia para aprender, e mesmo assim não tinha certeza se seria digno de dominar?
... Talvez exagerar seja uma habilidade essencial dos magos?
Página 2 de 3
Não, não pode ser assim; talvez seja porque Hope seja muito talentoso e o senhor Strange... esteja envelhecendo?
— Tudo bem — Peter não estava convencido — Mas deixe-me nocauteá-los primeiro!
Peter tentou correr para fora, mas foi segurado por Cobblepot.
Suas perninhas curtas ainda o limitavam bastante.
— O que está fazendo? — Peter lutava desesperadamente, mesmo sendo um filhote, não suportava ser carregado como criança pequena — Me solta ou eu te bato!
— Pirralho, deixar o Hope nos levar para fora é a melhor opção! — Cobblepot recusava-se a soltar Peter — Acredite, Theo Galavan deve ter deixado muita gente armada do lado de fora. Você pode até derrotar os daqui dentro, e fora? Ainda têm armas! Você quer ver minha mãe se ferrar por sua causa?
Era difícil negar que aquilo tocava o ponto fraco de Peter. Mesmo que Cobblepot e Nigma fossem vilões, ele não podia deixar que os dois morressem.
Mas o método do Nigma realmente funcionaria?
Do outro lado, Bruce estava quase enlouquecendo.
Ele e Alfred haviam revisto todas as gravações da câmera em frente à creche, quadro a quadro, mas não encontraram nenhuma pista de como Hope desaparecera.
Nenhuma testemunha relatou ter visto a criança saindo da creche.
— Já mandei equipes para buscar nas proximidades; assim que houver notícias, avisaremos imediatamente — disse James Gordon, exasperado, olhando para Bruce com cara de "não vou deixar você se envolver nisso" — Você sabe que não posso deixar você participar do trabalho do GCPD.
— Mas eu sou o pai do Hope! — Bruce insistiu — Eu preciso encontrá-lo.
Gordon pensou que o jovem Wayne estava realmente levando a sério o papel de pai.
O jovem pai estava começando a assumir suas responsabilidades. Gordon imaginou o sorriso adorável do pequeno Hope, seu rostinho rechonchudo e o cabelo dourado brilhando como o sol, e não pôde deixar de sonhar com os próprios filhos no futuro.
Logo depois, a imagem do pequeno Hope chorando no GCPD e do mesmo garoto faltando à escola invadiu a mente do detetive Gordon, que rapidamente descartou a ideia.
Deixa pra lá, ele não era feito para criar filhos. Ele era feito para viver para o trabalho.
— Talvez possamos oferecer uma ajuda pequena, senhor Gordon — disse Alfred em voz baixa — Afinal, Hope é da família Wayne, e queremos encontrá-lo o quanto antes.
Alfred continuou a falar, lançando olhares intensos para o detetive Gordon, que Bruce não conseguia perceber.
Ele já havia tentado convencer Bruce, mas não conseguiu. O jovem Wayne, sabendo do desaparecimento do filho, havia corrido para o GCPD como uma locomotiva descontrolada, sem nem pedir licença na escola.
Agora só restava confiar no detetive Gordon, esperando que ele fosse firme o suficiente para fazer Bruce voltar para a mansão e esperar tranquilamente.
Gordon olhou para o velho e o jovem:...
— Tudo bem, entendi. É o Hope Wayne, certo? Vou fazer o meu melhor para encontrá-lo. Mas você não pode se envolver; a investigação é trabalho da polícia, não é problema de vocês.
A resposta foi firme.
Mas Bruce não era fácil de convencer; desconfiava que o desaparecimento de Hope tinha algo por trás. Ele vinha investigando o nome "Dumas", que apareceu na última passagem secreta que encontrou. O sobrenome lhe parecia familiar, mas ele não achou nada relacionado nos livros da mansão.
O jovem Wayne olhou teimosamente para o detetive Gordon, pensando que um dia participaria oficialmente das investigações do GCPD.
Ser policial não era para ele; queria ser um herói como o Fantasma Cinzento ou o Zorro.
— Fique em casa e espere notícias, nada de agir por conta própria, entendeu? — Gordon empurrou o ombro de Bruce, apressando-o a sair da delegacia. Ele conhecia o temperamento do jovem Wayne: a veia aventureira da família certamente estava nele.
Bruce olhou para Gordon, desviou da mão do detetive, ficou em silêncio e abaixou a cabeça.
Página 3 de 3
Gordon logo entendeu que o garoto certamente agiria por conta própria.
Um filhote de 5 anos que faltava à escola e um pai de 14 anos que o seguia; seria essa uma tradição da família Wayne?
O detetive Gordon decidiu firmemente entre "repreender o jovem e ser informado que ele agiu sozinho" e "permitir que ele ficasse sob sua vigilância" e escolheu a segunda opção.
Ele ignorou o olhar desaprovador de Alfred.
—... Três regras: sem sair da minha vista sem minha ordem, fique calado sem fazer perguntas, e não vá aonde eu não mandar. Se conseguir, fique comigo; se não, volte para casa com o senhor Pennypacker.
Bruce assentiu apressadamente.
Alfred suspirou aliviado e resignado, sabendo que não poderia deter Bruce; se ele pudesse agir sob a supervisão de Gordon, sua segurança estaria ao menos parcialmente garantida.
Além disso, o mordomo também estava preocupado com Hope.
Alfred ajeitou o cabelo com pesar, tentando esconder o terreno baldio no centro da cabeça. Mais um dia preocupado com os pequenos da casa.
Alfred e Bruce imaginaram inúmeras possibilidades ruins, todas elas fazendo o pequeno Hope chorar de medo agora.
Mas, na verdade, Hope estava brincando.
Pinguim, Charada e o pequeno Homem-Aranha se juntaram para brincar com a criança todos os jogos que qualquer um veria e consideraria infantis. Edward Nigma pendurou sua camisa no canto escondido da cela, fingindo surpresa ao puxá-la para revelar a parede suja por trás, fazendo sons exagerados de espanto. Cobblepot riu falsamente e aplaudiu animadamente.
Peter... ele queria fingir que não conhecia aquelas pessoas, mas eles o mandaram para outro canto fingir chorar para distrair os guardas da porta.
O super-herói Homem-Aranha, que quase nunca chorava desde que cresceu:...
Suportando com paciência.
Ele foi para outro canto da prisão e bateu furiosamente na parede com um pedaço de madeira. Mesmo depois de receber olhares furiosos dos guardas, não parou, até que eles ficaram irritados e se afastaram alguns metros da cela.
— Imagine que aqui é a porta, Hope — disse o Charada, quase como um mágico, levantando a camisa pendurada na parede — Esta é a Porta da Esperança, o caminho para sairmos daqui!
Hope inclinou a cabeça, confuso:
— Isso é roupa.
— É uma porta! Se eu digo que é porta, então é porta!
— É roupa, não porta!
— Seu pirralho...
Cobblepot rapidamente segurou o Charada, que estava prestes a explodir:
— Calma, tenha paciência!
Depois de acalmar o Charada, o Pinguim falou para Hope:
— Querido Hope, para onde você mais quer ir agora? Será que é só abrir essa roupa para chegar lá? Às vezes até chamamos roupas de porta.
Não se pode negar, o rei de Gotham tinha certa habilidade social.
Hope imediatamente pensou em Lucien e Gagá. Ele realmente sentia falta deles!
A roupa pendurada na parede pareceu se mover um pouco, como se um vento passasse, ou talvez uma mão invisível tivesse empurrado delicadamente para abrir a passagem.