Capítulo 16
Página (1/3)
“……”
O Pinguim e Peter ficaram frente a frente em silêncio, ninguém se atrevia a fazer o menor movimento.
Cobblepot estava completamente apavorado; temia ser esmagado como a tampa da lixeira que o garoto do outro lado havia amassado instantes antes. Já Peter desconhecia os procedimentos padrão do GCPD para prender criminosos — ele certamente não poderia, como um vigilante mascarado de cinco anos, simplesmente amarrar aquele adulto na porta da delegacia. Isso certamente o colocaria nas manchetes dos jornais.
O que era ainda mais assustador era que os policiais daqui claramente não eram tão confiáveis quanto os do NYPD. Peter teve de considerar a possibilidade de ser capturado e transformado em cobaia de experimentos — afinal, já ouvira essas histórias diversas vezes entre as crianças de rua por perto. Diziam que as instituições de assistência infantil, fundadas pessoalmente pelo prefeito, haviam sido corrompidas por vilões, e cientistas nefastos secretamente enviavam os órfãos para laboratórios para serem usados como cobaias, pois ninguém se importava com aquelas crianças.
Os dois permaneceram assim, em um impasse, sem que ninguém se movesse.
Pequeno Hope estava entre eles, olhando de um lado para o outro, sentindo que eles estavam envolvidos em algum jogo muito importante e misterioso. Por isso, ele também olhou educadamente, sem falar.
Muito comportado.
Nada a ver com o pirralho que naquela manhã ainda havia se feito de manhoso para Bruce, sem querer ir para a escola.
No fim, foi o Pinguim quem não resistiu e falou primeiro.
“Respeitável… Vossa Senhoria,” Cobblepot hesitou antes de usar um título que expressasse o máximo de respeito, “peço desculpas por interromper seu encontro com o senhor Hope. Na verdade, eu já conhecia o pequeno Hope antes; o que disse há pouco foi apenas uma brincadeira.”
Ele exibiu um sorriso submisso e lisonjeiro.
Peter ficou inicialmente chocado com o tratamento de “Vossa Senhoria” e depois enojado pelas palavras descaradas do Pinguim.
O experiente Homem-Aranha pensou consigo mesmo que ele não era realmente uma criança de cinco anos; com aquela postura de fora da lei sem medo da morte, quem acreditaria que era só uma brincadeira.
“Tudo bem, tudo bem. Admito que queria levar o Hope comigo, mas não tenho nenhuma maldade, nem quero machucá-lo! Só queria que ele me ajudasse com um pequeno favor,” Cobblepot fez uma expressão triste e zangada — nem precisou fingir, pois ao pensar que Theo Galvin havia sequestrado sua mãe, ele não conseguia conter a preocupação e a raiva. “Alguém levou minha mãe, e só o Hope pode salvá-la! Por favor, senhorzinho, pelo amor de Deus, eu juro que não estou mentindo. Você conhece James Gordon, não conhece? Aquele detetive justo e corajoso? Ele também sabe dessa história, pode até ir perguntar para ele!”
Nem parecia que ele havia acabado de amaldiçoar toda a família de James Gordon em pensamento, desejando que aquele ‘detetive justo e corajoso’ fosse eliminado logo.
Peter, claro, conhecia James Gordon. O jornal Gotham Daily quase que diariamente noticiava sobre ele, e mesmo as crianças de rua de Gotham sabiam da existência daquele policial extraordinário e bondoso. A instituição de assistência a crianças sequestradas foi desmantelada por Gordon, e vários órfãos que Peter conhecia haviam sido resgatados pessoalmente por ele.
James Gordon era considerado a luz da polícia de Gotham. Recentemente, foi até eleito presidente da associação policial, sua carreira estava em ascensão, e até candidatos a prefeito queriam seu apoio para as eleições.
“Se o detetive Gordon sabe disso, por que você não o procurou?” Peter olhou para Cobblepot com desconfiança. “Hope é só uma criança, o que ele poderia fazer por você?”
Cobblepot estreitou os olhos diante da calma expressão e lógica clara do garoto.
Mas não disse nada; ajoelhou-se lentamente no chão, assumindo uma postura humilde e suplicante.
Era um gesto que ele fazia com frequência, já estava acostumado: quem quer que fosse o chefe, ele se ajoelhava. Depois, quando tudo acabasse, acertariam as contas; ser flexível era algo enraizado em Cobblepot. Mesmo diante de uma criança de cinco anos, ele se ajoelhava sem constrangimento, com uma habilidade quase suave. Além disso… Cobblepot lançou um olhar para Hope e para a tampa da lixeira ao lado, e uma ideia brilhante lhe veio à mente.
Página (2/3)
Lágrimas lentamente escorreram pelo rosto sujo do rei de Gotham, formando duas trilhas de sujeira. A expressão o fazia parecer frágil e miserável.
Peter involuntariamente deu dois passos para trás: “Levante-se primeiro…”
Cobblepot agarrou o tornozelo de Peter, deitou-se no chão e começou a chorar amargamente.
Peter se assustou, desajeitado, tentando ajudá-lo a levantar, mas o Pinguim apenas chorava no chão.
Era um problema para Peter.
Mas, com o Pinguim segurando seu tornozelo tão firmemente, ele não ousava se mover.
E se, por acaso, quebrasse algum osso daquele homem fraco no chão?
“Essa história é longa,” Cobblepot choramingou um pouco mais, depois falou com a voz embargada: “Eu… Eu procurei o detetive, é claro que procurei! Mas James Gordon se recusou a me ajudar! Eu implorei muitas vezes, até ofereci tudo que tenho para salvar minha mãe! Mas não adiantou, James Gordon é um covarde! Eu… eu…”
Cobblepot engasgou duas vezes, como se as emoções o sufocassem, impedindo-o de falar.
Respirou fundo duas vezes, engoliu em seco, fazendo um grande esforço para se acalmar.
“Minha mãe foi sequestrada por alguém poderoso,” disse Cobblepot, “talvez você já tenha ouvido falar de mim, eu sou Oswald Cobblepot, originalmente eu gerenciava as gangues daqui. Mas… alguém usou minha mãe para me chantagear, me torturaram, me ameaçaram, queriam que eu fizesse coisas para eles; se eu não obedecesse, matariam minha mãe! Mas o que queriam que eu fizesse… eles queriam que eu matasse Bruce Wayne e James Gordon! Não, não, claro que não aceitei, James é um velho amigo que salvou minha vida, não poderia fazer isso! Bruce Wayne é só um garoto que não entende nada. Então recusei, e eles tentaram me matar; consegui escapar por um triz!”
Cobblepot puxou a camisa manchada de sangue, exibindo um sorriso amargo: “Ridículo, não é? Eu tentei organizar as gangues de Gotham, subi desde o nível mais baixo para aquele cargo, não por outro motivo senão para trazer ordem a Gotham, para que minha mãe pudesse viver sob minha proteção, e não enfrentando perigo todos os dias! Mas fracassei; nem sei onde ela está! Ah, minha pobre mãe, ela deve estar muito preocupada comigo; e se alguém a torturar como fizeram comigo?”
Três partes mentira, sete partes verdade — essa era a tática habitual do Pinguim.
De fato, alguém sequestrou sua mãe para chantageá-lo, mas não para matá-los, Bruce Wayne e James Gordon. Ele mencionou esses nomes apenas para despertar a simpatia dos dois garotos de cinco anos na sua frente, afinal Bruce era o “pai adotivo” de Hope, e James Gordon claramente era o ídolo daquele estranho garoto.
Theo Galvin havia ordenado que ele fizesse tudo o que foi mandado, e nos últimos dias ele e seus capangas haviam matado muitas pessoas.
Claro que não podia contar isso para as crianças.
“Depois que escapei, eles assumiram o controle de todas as gangues aqui. Você notou que Arkham ficou mais caótica ultimamente?” Cobblepot disse. “Todas as regras que eu estabeleci foram derrubadas: eu proibira ataques contra funcionários do governo, idosos, doentes e crianças, e proibia a entrada de menores nas gangues. Mas veja só, dos cinco candidatos à prefeitura, quatro foram assassinados; museus, galerias de arte e bibliotecas foram incendiados, e tantos jovens inocentes se juntaram às gangues.”
Peter franziu a testa, tentando lembrar.
Ele não estava em Gotham há muito tempo e não conhecia bem as correntes subterrâneas da cidade, mas as coisas que o Pinguim descreveu coincidiram com o que ele vinha observando.
“Ainda não acredito em você,” Peter disse. “Você ainda não explicou qual a relação disso tudo com o Hope.”
Na verdade, Peter já estava começando a acreditar. A expressão do Pinguim não parecia falsa, e ele já ouvira rumores sobre a desordem no submundo de Gotham por alguns meninos de rua informados.
Página (3/3)
“... Acho que essa pergunta deveria ser feita ao próprio senhor Hope,” Cobblepot olhou para Hope, hesitando, como se não tivesse certeza se deveria falar.
Hope, que até então escutava a história do Pinguim com interesse meio perdido, ficou surpreso ao perceber que o assunto agora recaía sobre ele.
Ele piscou, apontando para si mesmo, surpreso.
Cobblepot olhou para Hope com um olhar encorajador, sinalizando para que ele revelasse seu poder. Agora ele entendia: aquele garoto forte ali provavelmente não era um menino de cinco anos, mas Hope realmente parecia uma criança da idade que dizia ter. Coisas milagrosas já aconteceram antes, ele sabia que o doutor Hugo tinha uma linha de pesquisa nesse sentido. Os cientistas de Gotham eram capazes de criar qualquer coisa.
Então aquele garoto seria um produto de laboratório? Qual laboratório estaria estudando armas humanas letais e teria sido tão descuidado a ponto de deixar alguém escapar? O Pinguim filtrava mentalmente os laboratórios secretos de Gotham, mas não encontrava nenhum que se encaixasse perfeitamente.
“O que aconteceu com o Hope?”
O menino não entendeu a pergunta, ele não fazia ideia do que o Pinguim queria dizer.
Peter também olhou para Hope com curiosidade. Sob todos os aspectos, ele parecia apenas um jovem rico comum, e talvez tivesse sido abandonado por algum motivo.
O jovem Homem-Aranha, com sua imaginação fértil, pensou: será que aquilo que o Pinguim chamou de “essa coisa” teria causado o abandono do Hope? Será que Hope possui algum poder especial? Afinal, neste mundo sem super-heróis, sem mutantes e sem magia, qualquer pessoa com “talento especial” provavelmente seria tratada como um estranho.
Mas Peter não quis aprofundar essa questão. Estendeu a mão e puxou Hope para trás, afastando-o do olhar do Pinguim.
“Vamos deixar isso para depois,” disse, sem querer despertar memórias dolorosas no menino. “Você deveria procurar ajuda dos adultos. Não acho que Hope possa ajudá-lo.”
“Respeitável Vossa Senhoria, você acha que eu não procurei ajuda?” Cobblepot continuou, as lágrimas caindo ainda mais abundantes, parecendo muito miserável. “Eu disse que procurei James Gordon. Mas talvez toda a honra e glória tenham derretido seu coração; ele se tornou covarde, com medo de se envolver em problemas. Claro, eu entendo — sua namorada, a doutora Tompkins, foi sequestrada recentemente. Todo mundo tem um ponto fraco, não posso forçá-lo a abandonar o seu para salvar minha mãe. Os que me ameaçam têm poder demais; quem tentar atrapalhar será morto. Fui falar com James em segredo, contei toda a história, mas ele me recusou.”
Ou seja, venha me ajudar a descobrir qual vilão está me ameaçando e me ajude a salvar minha mãe. De quebra, elimine Butch Gilze, esse traidor, para que eu tenha uma lâmina afiada e adorável em minhas mãos.
Cobblepot podia sentir que Peter estava sendo pouco a pouco tocado por suas palavras. Ele sabia que a personalidade daquele garotinho era parecida com a de James Gordon: impulsivo e heróico, com a palavra “justiça” escrita no rosto.
Pergunte-se: qual super-herói não gostaria de ajudar um fracassado miserável que ama profundamente a mãe? Até James Gordon tentou salvá-lo.
“Então, afinal, quem sequestrou sua mãe?” Peter caiu na armadilha.
Ele sabia que aquele sujeito talvez não fosse confiável, mas... e se for verdade? Ele não podia simplesmente assistir um filho perder a mãe.
Cobblepot olhou ao redor cautelosamente, depois se aproximou do ouvido de Peter e sussurrou:
“Cinco candidatos a prefeito, quatro assassinados. O último sofreu apenas um ataque insignificante, nem se feriu, e ganhou até elogios por isso. Diga, quem seria? Quem seria capaz de fazer com que até James Gordon evitasse mexer com ele?”