Capítulo 46: Humilhação (Parte Dois)

Sob as Más Consequências chá frio e saquê 2764 palavras 2026-07-29 21:42:28

O homem tirou um papel do bolso e o jogou sobre a mesa, com um tom frio e implacável:
— Leia em voz alta.

Tan Wan encarou os olhos dele por um bom momento antes de pegar o papel com cautela.

Seu olhar correu pelas linhas do papel e sua expressão foi se tornando cada vez mais séria. Ao terminar, ela lançou a Li Jue um olhar de incredulidade.

Com raiva, Tan Wan jogou o papel de volta na mesa:
— Eu não vou ler.

— É mesmo? — Os cantos da boca de Li Jue se curvaram levemente enquanto ele recostava o corpo na cadeira, com o rosto impassível.

No segundo seguinte, o sistema de som da prisão ecoou de repente, estrondoso como um trovão, ressoando com força e imponência por cada canto.

Rompeu o silêncio daquele espaço específico de uma forma peculiar, tornando impossível ignorar sua presença.

— Eu quero fazer uma denúncia! — A voz de Tan Xue irrompeu de repente pelos alto-falantes.

— Há certos policiais na Equipe de Investigação Criminal que fazem uso prolongado de medicamentos, o que viola o artigo onze do Regulamento Especial para Funcionários Públicos. Abusadores e dependentes de substâncias psicoativas não são qualificados!

— Aqueles que omitirem tal informação devem ter sua condição de policial revogada... E a identidade desse policial é da primeira equipe de investigação criminal... — O áudio começou a chiar e, de repente, foi cortado por completo.

Nesse momento, Tan Wan ouvia a transmissão com absoluta concentração, com os nervos à flor da pele, sentindo como se uma corda estivesse prestes a arrebentar a qualquer instante.

Ainda bem que o alto-falante silenciou antes de revelar o nome do infrator, sem mencionar quem quer que fosse.

O som irrompeu de repente e silenciou com a mesma rapidez.

Tan Wan sentiu uma onda violenta de pavor retroativo, uma sensação que percorreu todo o seu corpo como uma correnteza gelada.

Os outros podiam não notar, mas Tan Wan reconheceu imediatamente: aquela era, sem dúvida alguma, a voz de Tan Xue.

Porém, Tan Xue não estava sob custódia na detenção?... Como ela... Como ela veio parar aqui também?!

— Isso é apenas uma pequena lição para você — disse Li Jue, com um tom suave, como se pudesse ver através de suas dúvidas. — Tan Xue continua na detenção. Isso é apenas uma gravação.

— Li Jue! — A raiva e o pavor de Tan Wan atingiram o ápice. — Acha divertido brincar comigo?

— Leia em voz alta — repetiu Li Jue, mantendo o tom gélido. — Ou você já sabe quais serão as consequências.

Aquilo era humilhação, uma humilhação descarada.

Ela queria fugir, queria bater a porta e ir embora.

Mas ambos sabiam qual seria o resultado disso.

Se ela se recusasse a ler, não precisava de muito esforço para adivinhar: no segundo seguinte, o conteúdo da transmissão, acompanhado de seu nome, estaria ecoando por toda a delegacia onde trabalhava.

Os dedos que seguravam o papel tremiam levemente, enquanto lágrimas reprimidas giravam silenciosamente em seus olhos.

— ... Eu, Tan Wan, por egoísmo, abandonei meu amor e quebrei minha palavra. Falhei com aqueles que magoei e decepcionei todos que um dia me amaram...

— Sou uma pessoa mesquinha. Para conseguir a oportunidade de receber uma condecoração de segunda classe e entrar para a polícia, ignorei as suspeitas no caso do senhor Li Rong e agi por teimosia.

Tan Wan lia o papel palavra por palavra, com a voz cada vez mais embargada:
— Devo agradecer ao senhor Li Jue; foi por causa de sua misericórdia que pude continuar trabalhando na equipe de investigação. Não tenho como retribuir tamanha bondade.

Ao chegar ao fim, a voz de Tan Wan tremia tanto que suas lágrimas já corriam sem controle.

O médico He, que acompanhava tudo ao lado, já não estava aguentando ver aquilo, mas como Li Jue permanecia em silêncio, ele achou melhor não interferir.

Assim que terminou de ler o texto inteiro, Tan Wan bateu com força na mesa, fuzilou o homem à sua frente com o olhar avermelhado e saiu correndo furiosa da sala.

O médico He, que assistira a tudo do começo ao fim, finalmente se manifestou:
— Você me chamou aqui só para humilhar a pequena Tan, não foi?

Fazer Tan Wan dizer aquelas coisas na frente dele era o mesmo que despi-la diante de um estranho.

O médico He continuou:
— Ela sofreu um traumatismo craniano e não se lembra dos detalhes do caso de Li Rong daquela época. Mesmo que houvesse suspeitas reais no caso, na mente dela, ela não fez nada de errado.

— Será que só porque esqueceu, ela não precisa ser punida? — Li Jue olhou para o médico.

— Você está apenas preso ao seu próprio ressentimento. Acha que eu não percebo que você ainda gosta dela? — O médico He sorriu levemente, sem dizer mais nada. — Você gosta dela, mas faz questão de torturá-la repetidamente. Senhor Li, será que o senhor também tem algum transtorno psicológico?

Li Jue lançou um olhar fulminante para o homem ao seu lado:
— Quer morrer?

O médico He balançou a mão e soltou uma risada franca:
— Ah, chega. Eu sei que machucar a intenção dela não era o seu objetivo original, você só queria que ela admitisse o erro. Mas hoje você passou dos limites. Até um coelho morde quando é encurralado.

Terminando de falar, o médico He ergueu o queixo em direção à porta:
— Seu boboca, o que está esperando para ir atrás dela?

Tan Wan correu até a saída da prisão e caminhou sozinha pela rua, chorando copiosamente.

A humilhação de instantes atrás repetia-se em sua mente como um pesadelo do qual não conseguia escapar.

Um carro aproximou-se devagar por trás de Tan Wan e parou bem ao lado dela.

A janela do veículo foi abaixada e o homem no banco do motorista virou-se para encará-la:
— Tan Wan?

A voz do homem era extremamente familiar. Tan Wan virou a cabeça e arregalou os olhos, surpresa:
— Pri... Primo?

— Que coincidência! Acabei de voltar para o país e nem imaginava te encontrar aqui! — Su Chenji parecia genuinamente feliz por vê-la.

No entanto, logo percebeu os rastros de lágrimas em seu rosto. O semblante dele se fechou e ele ordenou em tom firme:
— Entre no carro primeiro, depois conversamos.

Tan Wan entrou no carro sem hesitar, sem notar que Li Jue a observava de longe.

— Por que está chorando desse jeito?... — Su Chenji olhou pelo retrovisor. — Aconteceu alguma coisa errada no trabalho?

Sentada no banco do passageiro, Tan Wan soluçou baixinho, sentindo o corpo completamente sem forças, e balançou a cabeça negativamente.

Do jeito que Li Jue estava agindo, quem dirá se as coisas iam bem no trabalho — provavelmente ela nem teria mais um emprego em breve.

Com a mente avoada e o olhar vazio, Tan Wan murmurou:
— Primo, se eu nunca tivesse me tornado policial... será que minha vida seria diferente agora?...

Sem entender o sentido daquelas palavras, Su Chenji ficou estatelado, sem saber o que responder, até que a porta do passageiro foi aberta bruscamente pelo lado de fora.

Tan Wan foi puxada para fora do carro com violência e, ao focar a visão, viu que era aquele demônio de Li Jue que a havia alcançado.

— Solte-a! — gritou Su Chenji, saindo do carro para socorrê-la, mas o médico He o conteve, bloqueando a porta pelo lado de fora. Incapaz de abrir caminho, Su Chenji berrou: — Quem são vocês?!

Lançando um olhar gélido para Su Chenji dentro do carro, Li Jue destilou sarcasmo:
— Desde que terminamos, a habilidade da policial Tan em seduzir homens só melhora a cada dia.

— Eu não fiz isso! — Prisioneira de suas próprias lágrimas, ela chorou novamente e implorou: — Por favor, peço que não deixe mais ninguém saber sobre o que aconteceu entre nós, eu te imploro...

O rosto de Li Jue escureceu. Tan Wan olhou em seus olhos, tendo a impressão de que ele a devoraria no segundo seguinte.

O homem lançou um olhar cortante à pessoa dentro do carro e, após um longo momento, pareceu ceder, limitando-se a dizer em um tom abafado:
— Volte comigo.

Tan Wan baixou o olhar, assentiu, trocou algumas palavras com quem estava no carro e seguiu obedientemente os passos de Li Jue.

De volta à mansão, o mordomo Yang estava bastante preocupado.

A senhorita Tan comia muito pouco, andava cabisbaixa e não conversava com ninguém. Nenhuma das tentativas dele para fazê-la se alimentar dava certo.

Desde o retorno à mansão, Li Jue havia usado a desculpa de problemas de saúde para conceder a Tan Wan uma licença prolongada da delegacia.

Se Li Jue queria mantenedora em cativeiro, ela obedecia de forma apática e dócil.

Contudo, aquela falta total de vitalidade, passar os dias inteiros com as cortinas fechadas sem ver a luz do sol, fazia com que ela parecesse menos um ser humano e mais uma marionete vivendo na escuridão.

No primeiro dia, o mordomo Yang perguntou o que deveria fazer, e Li Jue, sentado na sala lendo o jornal, respondeu que a deixasse em paz.

No segundo dia, como ela quase não havia comido, o mordomo tornou a perguntar, e Li Jue repetiu que a deixasse sozinha.

Até que, em uma noite de chuva torrencial em que Li Jue não retornou para casa, Tan Wan desmaiou no banheiro devido a uma queda drástica de açúcar no sangue.

Sem saber mais o que fazer e recusando-se a consultar Li Jue desta vez, o mordomo ligou diretamente para a senhorita Han e o doutor Jiang.