25 Pistas Importantes
Foi o Furuzawa Senjima quem subestimou Nakahara Chuuya o tempo todo.
Ele sempre o observou sob uma lente estereotipada. Autoproclamava que sua chamada "intuição" deveria ser apenas o cérebro captando algo estranho a partir de minúcias, sem jamais pender para o lado da metafísica bizarra — afinal, se o mundo, além de possuir habilidades especiais, também contivesse misticismo, a realidade estaria prestes a colapsar.
Por isso, depois que Nakahara Chuuya terminou de falar tudo aquilo, Furuzawa Senjima ainda estava em um estado de "pane", como se sua visão de mundo estivesse sendo reconstruída; ele permanecia ajoelhado no chão, com uma expressão profunda e solene.
Não, talvez não fosse um sexto sentido. Talvez o problema estivesse realmente em sua própria forma de olhar.
Ele nunca ocultara aquela inteligência precoce, e seu olhar sobre a "Ovelha" sempre carregara as impressões negativas que o futuro lhes reservava. Mesmo tentando corrigir isso, ele nunca deu explicações excessivas.
Os outros membros talvez tivessem percebido vagamente, antes por causa dos "seiscentos mil", e agora por causa da "habilidade especial". Aquele conceito vago só se concretizou agora, ao ser verbalizado por Nakahara Chuuya.
Furuzawa Senjima de repente quis saber o que ele era aos olhos de Chuuya, para que o garoto chegasse a perguntar "quem é você".
Não seria possível que sua estranheza tivesse feito Nakahara Chuuya supor que ele fosse algum tipo de existência similar, seria?
Considerando os padrões de julgamento de uma criança de catorze anos no ambiente atual, ele, com seu histórico familiar, não deveria ser tão absurdo a esse ponto.
— Esqueça... perguntarei a ele quando estiver sóbrio. — Furuzawa Senjima levantou-se, preparando-se para buscar um remédio para ressaca.
Ao olhar para o lado, viu que Nakahara Chuuya já tinha alcançado a garrafa que estava sobre a cadeira, bebido metade do que restava e agora estava desmaiado, com a cabeça pendida para trás.
Furuzawa Senjima: ...
Embora soasse rude, às vezes ele realmente queria abrir a cabeça de Chuuya para ver o que havia dentro.
Ele balançou a cabeça, chamou outros membros para ajudar a transportar o rapaz para um sofá velho um pouco maior, forçou-o a tomar o remédio e montou guarda ao lado dele por quase um dia inteiro, até que o céu começasse a escurecer.
Passou a maior parte do tempo pensando nas palavras de Nakahara Chuuya e em como deveria agir.
Mesmo que fosse bom ouvir da boca dele que ele o considerava um companheiro — o que significava que ele tinha um peso considerável em seu coração —, não dava para ignorar o dilema de Nakahara Chuuya; afinal, aquilo tinha o mesmo peso da busca pela sua própria origem.
O que ele deveria dizer? "Eu, na verdade, não sou o verdadeiro Furuzawa Senjima"? Ou "Não importa como eu era no passado, agora sou de fato a pessoa que você vê diante de si"? Espere, será que se pode falar sobre atravessar mundos?
Furuzawa Senjima tentou abrir a boca, mas percebeu que nenhum som saía. Ele preferiu fechar a boca, pretendendo reformular a frase.
— ...Eu sou ele, mas também não sou ele.
Ao terminar a frase, o significado era tão vago que até o próprio Furuzawa Senjima ficou em silêncio.
O que era aquilo? A arte de falar? Ele era obrigado a se tornar um charadista?
Se fosse alguém como Dazai Osamu ou Mori Ogai, Furuzawa Senjima acharia que havia metade da chance de eles entenderem, mas, soando estranho até para si mesmo, era melhor não dizer nada a Nakahara Chuuya... talvez o efeito colateral fosse pior.
Se ele acabasse achando que ele era alguma entidade semelhante, a confusão seria impossível de explicar.
Pouco tempo depois, as sobrancelhas de Nakahara Chuuya se moveram. Ele despertou do sono profundo, apertou os olhos e, após abri-los, piscou lentamente antes de se sentar no sofá.
— ...Eu bebi demais de novo? — murmurou, sentindo uma dor latejante nas têmporas.
— Pois é. Graças a você, descobri que aqueles caras ignoraram a proibição de álcool da semana passada e trocaram tudo por garrafas de suco.
A voz de Furuzawa Senjima soou ao seu lado. Chuuya virou-se bruscamente, sem saber há quanto tempo ele estava ali, com o rosto impassível e sem demonstrar emoções.
O rosto de Nakahara Chuuya esquentou instantaneamente. Entre a culpa e uma emoção que ele mesmo não sabia definir, ele desviou o olhar.
Como sua mente não estava no que bebia, ele só percebeu vagamente que não era suco ao engolir, mas, assim que o álcool atingiu seu cérebro, ele esqueceu da proibição.
Ele só queria esquecer o incidente de momentos atrás.
Mas por que Senjima parecia tão indiferente?
Nakahara Chuuya estava em um dilema, com a testa franzida e expressões que mudavam constantemente. Furuzawa Senjima, sem saber como abordar o assunto, olhava para ele com resignação, pensando que provavelmente não precisaria responder àquela pergunta.
Já que quem perguntou não se lembrava, ele fingiria que nada aconteceu.
Deixando o assunto de lado, Furuzawa Senjima sentiu-se mais leve. — A propósito, não se esqueça: a partir de amanhã, você ajudará no trabalho braçal e ficará proibido de participar de atividades por uma semana.
— Eu sei, eu sei... ah, que droga — Nakahara Chuuya sentou-se com as pernas cruzadas, soltou um longo suspiro e passou a mão pelo cabelo. — Eu... não fiz nada estranho, fiz?
Furuzawa Senjima sorriu sem dizer nada, com a cara de quem dizia "o que você acha?".
— Não me diga que eu realmente fiz alguma coisa... Ei, Senjima, não fique em silêncio! O que eu fiz?! — Nakahara Chuuya o encarou com um leve pânico.
— Estou pensando se, caso você tenha me jogado no chão, torcido meu rosto e dito um monte de frases sem sentido, isso contaria como algo estranho — ponderou Furuzawa Senjima, tocando o queixo.
A expressão de Nakahara Chuuya congelou. Ele observou o outro e notou que havia muita poeira nas roupas dele, especialmente marcas de sujeira nos joelhos que não saíam, e sentiu-se profundamente culpado.
— Desculpe. Na próxima vez que eu fizer isso, pode me nocautear, não tem problema — disse ele com uma expressão dolorosa, como se, em sua mente, a cena fosse ele usando a gravidade para esmagar seu companheiro contra o chão e, em seguida, agarrando-o pela gola como uma ameaça.
Ser nocauteado era melhor do que ser humilhante.
— Não, não foi tão grave. Eu que não tomei cuidado... ah, esquece — Furuzawa Senjima, para evitar que a brincadeira virasse um sentimento de culpa, mudou de assunto rapidamente. — Chuuya, conte-me sobre o pesadelo que você sempre tem. Vi que sua expressão era horrível enquanto dormia, e pensei... não seria melhor resolvermos isso logo?
Em dois anos, a verdade viria à tona; ele esperava que participar mais ativamente pudesse ajudá-lo a aceitar sua identidade como "humano", em vez de viver em constante incerteza.
Aquele pesadelo tocava o núcleo da identidade de Nakahara Chuuya. Ele não concordou imediatamente, mas ficou em silêncio por alguns segundos antes de se levantar do sofá.
— Vamos conversar em outro lugar.
*
Os dois foram para o terraço no topo do terceiro andar do edifício.
Com o aumento dos membros, a "Ovelha" já não tinha apenas um esconderijo, mas a maior parte das atividades ainda ocorria naquele prédio residencial maior. O terraço era uma ótima escolha para observar a distância daquela construção antiga.
Mesmo que a vista não fosse lá essas coisas, pelo menos era um prédio inteiro que pertencia inteiramente à "Ovelha".
Nakahara Chuuya terminou de descrever a presença enigmática em seu pesadelo com um tom calmo e, parado na beirada, olhou para Furuzawa Senjima. — ...É isso. Você acha que isso significa alguma coisa? Por exemplo, aquele monstro sombrio, ou algo do tipo?
— Se prenuncia algo... não sei dizer, mas, pela sua descrição, parece familiar. Como se eu tivesse visto em algum lugar — disse Furuzawa Senjima, pensativo.
Ele realmente sentia que aquela descrição lhe era familiar, não por conhecer o "Arahabaki" do enredo, mas por ter visto uma representação semelhante em algum lugar por ali.
— Onde?! — Nakahara Chuuya não esperava uma surpresa dessas; arregalou os olhos, surpreso, e saltou da mureta de proteção. — Tente lembrar rápido! Onde você viu isso?!
Ele forçou a memória e, no instante em que um lampejo de inspiração surgiu, bateu um punho na palma da mão, com os olhos brilhando levemente: — Descrição? Isso, a livraria! Parece que havia um livro na livraria sobre vários deuses locais de Yokohama, e um dos deuses menores parecia ter uma descrição parecida com a que você deu.
Nos tempos livres, Furuzawa Senjima pesquisava sobre a lenda dos deuses, então notara muitos livros sobre o assunto. Mas os "oito milhões de deuses" do Japão não eram exagero; era difícil procurar um por um, especialmente em um lugar como Yokohama, onde qualquer incidente causado por um usuário de habilidade especial era tratado como um evento sobrenatural.
Na época, ele viu o texto sem ilustrações e leu apenas um trecho, sendo difícil formar uma imagem concreta na mente. Por isso, não associou aquilo ao "Arahabaki".
Agora, cruzando as informações, ele percebeu que aquele trecho que folheou rapidamente era justamente a lenda que procuravam.
— Livraria? Aquela onde você trabalha? Qual livro? Vamos lá agora e vamos dar uma olhada! — Nakahara Chuuya não conseguia se conter e já estava pronto para puxar Furuzawa Senjima, querendo quase voar até lá e arrombar a porta para encontrar o livro.
Esta era a primeira pista concreta sobre o que assombrava seus sonhos desde que começara a procurar. Se soubesse que era algo sobre deuses, ele não teria sofrido tanto tempo!
Furuzawa Senjima segurou a mão de Chuuya e tentou dissuadi-lo, nervoso: — Mantenha a calma, Chuuya! O dono da loja deve estar dormindo agora. Vamos juntos amanhã procurar. E, além disso, esqueci onde vi o livro, vai levar tempo para achar.
Ele não tinha ideia de onde o livro estava. Naquela época, após uma leitura superficial, ele o colocou aleatoriamente na pilha de livros a devolver; não sabia se o atendente o guardou em outro lugar ou se o devolveu à estante correspondente.
Ele ainda precisava de tempo para se lembrar.
Mesmo agitado, Nakahara Chuuya cedeu à persuasão de Furuzawa Senjima e deixou de lado a ideia de ligar para o dono da loja a essa hora. Relutante, separou-se de Furuzawa Senjima na porta do quarto, prometendo que iriam juntos logo pela manhã.
Furuzawa Senjima, enquanto concordava com a cabeça e tentava forçar o cérebro, pensou: "Socorro, será que o livro não pode simplesmente gritar e me dizer onde está, como uma assistente virtual?"
Então, lembrou-se de que nem o título do livro ele lembrava.
Ele retirou o que pensou antes: ainda dava tempo de ligar para o atendente, ir até lá na calada da noite com Chuuya e verificar o conteúdo daquele texto?